Ludmilla Fiscina reivindica Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para Alagoinhas
top of page

Ludmilla Fiscina reivindica Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para Alagoinhas



Através de ofício endereçado à secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) reivindicou a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Alagoinhas, reforçando solicitação já feita pela Secretaria de Saúde do município.

Primeira-dama de Alagoinhas, Fiscina destacou a importância dessa medida, visto que é um serviço público que determina a causa de morte natural ocorrida sem assistência médica, com assistência médica sem elucidação diagnóstica ou decorrente de doenças de interesse da saúde pública.


“A implantação do SVO em Alagoinhas irá diminuir o fluxo de demandas para os legistas do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, vez que os óbitos causados por mortes naturais não serão mais encaminhamos para o IML e, além disso, irá permitir a liberação rápida dos corpos para sepultamento, minimizando com isso o sofrimento dos familiares. Nossa reunião com a secretária foi bem positiva, por isso estamos esperançosas de que este pleito seja atendido”, disse a deputada.


Como serviço do SUS, o SVO compõe a área de vigilância da saúde do Estado da Bahia ligado diretamente à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).


O SVO serve para determinar a causa do óbito nos casos de morte natural, sem suspeita de violência e, principalmente, aqueles por efeito de investigação epidemiológica, o que para a sociedade é de grande importância, vez que pode colocar em evidência possíveis riscos à saúde que estão em emergência, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local.


Foto: Aluísio Neto (Ascom/Deputada)


 

Bahia Informa

O site que mais cresce na Bahia.

bottom of page