
Lula e Trump falam por telefone após meses de crise diplomática
- Lucas Souza Publicidade

- há 11 minutos
- 1 min de leitura
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump conversaram por telefone nesta sexta-feira (21/8), na primeira comunicação oficial entre os dois desde o encontro pessoal na Casa Branca, em maio. A ligação, feita por iniciativa brasileira, acontece em meio a um dos períodos mais tensos nas relações entre Brasil e Estados Unidos nos últimos anos.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa durou uma hora e vinte minutos, em tom 'cordial e amistoso'. Lula criticou as tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros, classificando como 'infundadas' as alegações que embasaram a medida. Trump teria proposto que equipes dos dois países se reúnam brevemente para retomar negociações comerciais.
Segurança pública e os conflitos internacionais — especialmente as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio — também foram abordados. Os dois líderes concordaram com a urgência de uma solução negociada para o conflito russo-ucraniano, que já dura quase cinco anos. Lula propôs ainda uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU.
Nos últimos meses, os dois países trocaram acusações e medidas de retaliação, incluindo revogações de vistos diplomáticos e declarações públicas de Lula contra o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Bahia Informa – O site que mais cresce na Bahia.
Fonte: BBC News Brasil

















Comentários