top of page

Ministros de Lula se licenciam para votar em eleições do Congresso


ree

Com as eleições para presidente da Câmara dos Deputados e do Senado, treze ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se licenciaram temporariamente dos cargos nesta quarta-feira, 1º. As saídas foram publicadas na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Antes da votação, os ministros de Lula assumem formalmente seus mandatos no Legislativo. A Constituição estabelece que o deputado ou senador que assume o cargo de ministro não perde a função parlamentar, mas deve se licenciar.

O governo Lula apoia as reeleições do presidente da Câmara, Arthur Lira, (PP-AL) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na Câmara, Lira deve ganhar com folga, enquanto no Senado, apesar de favorito, Pacheco deve ter disputa mais apertada contra o bolsonarista e ex-ministro Rogério Marinho (PL).

Os ministros de Lula que se licenciam para assumir e votar no Senado são: Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Carlos Fávaro (Agricultura).

Já os ministros que se licenciam para assumir e votar na Câmara são: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secom), Juscelino Filho (Comunicações), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Daniela Carneiro (Turismo).

Após as eleições no Congresso, os ministros de Lula devem pedir licença da função de parlamentar para o novo presidente da Casa e reassumirão os ministérios, dando lugar aos seus suplentes.


Posts recentes

Ver tudo
Mulher morre atropelada por moto em Salvador

Acidente fatal ocorreu na noite de domingo (30) quando uma mulher atravessava a rua em Salvador. O condutor da motocicleta e uma amiga da vítima ficaram feridas no incidente.

 
 
 

Comentários


bottom of page