Morro do Chapéu: Justiça eleitoral suspende pesquisa.
top of page

Morro do Chapéu: Justiça eleitoral suspende pesquisa.

PESQUISA ELEITORAL IPUGNADA

Decisão (34)
.pdf
Download PDF • 39KB

É sabido que o pleito eleitoral se aproxima e, como de costume, os municípios de todo o Brasil estão efetuando pesquisas para impulsionar a corrida para as eleições de 2020.

Em face disso, a Justiça Especializada da 055ª ZONA ELEITORAL DE MORRO DO CHAPÉU/BA, nos autos da Impugnação de Pesquisa Eleitoral de nº 0600459-37.2020.6.05.0055, suspendeu a mencionada pesquisa realizada entre os dias 16 e 17 de outubro de 2020, a qual indicava a intenção de votos para a corrida eleitoral de Morro do Chapéu.

A referida pesquisa foi realizada pela empresa SECULUS CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA, através de contrato S2R COMUNICACAO LTDA/BAHIA NOTICIAS, registrada na data de 15/10/2020.

Antes de mais nada, é importante frisar que a empresa de pesquisa denominada como SECULUS, já havia realizado registro para o Bahia Notícias, no mês de julho do corrente ano. E por consequência, os resultados foram questionados pela comunidade de eleitores, em razão de – supostamente – não indicarem a realidade das intenções de voto naquele momento.

Ademais, os resultados divulgados indicavam vantagem da atual vice-prefeita, da gestão de Léo Dourado e Juliana Araújo. O que, na ocasião, não prevalecia.

Na data de 21 de outubro de 2020, o juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo, em sede de decisão liminar, considerou que a pesquisa eleitoral de nº 07468/2020 – registrada em 15/10/2020 –foi realizada sem a indicação de todos os nomes dos candidatos que concorrem para o cargo de Chefe Executivo do Município de Morro do Chapéu, estando assim, em descumprimento com o previsto no art. 3º da Resolução 23.600/19 do Tribunal Superior Eleitoral.

O que significa dizer que, com a liminar concedida pela Justiça Eleitoral, não é possível afirmar que a vantagem afirmada na pesquisa se sustenta. Não obstante, o resultado ainda é questionado por incontáveis eleitores, considerando os percentuais como uma tentativa de manipulação do processo eleitoral, bem como que, há intenção apenas de captar a grande parte do eleitoral que “vota em quem vai ganhar”.

Por fim, cumpre ressaltar ainda, que a SECULUS CONSULTURIA, ora empresa responsável pelo registro da referida pesquisa, possui um histórico de pesquisas consideradas fraudulentas pela Justiça Eleitoral em diversos municípios, conforme exemplificado anterior. Dessa maneira, o Município de Morro do Chapéu adentra no mencionado rol estatístico.

bottom of page