Palácio do Planalto virou “latrina” do País!
top of page

Palácio do Planalto virou “latrina” do País!



Crédito da imagem: Globo

Hoje deve ocorrer a leitura do processo contra Michel Temer e dois ministros sobre acusação de obstrução de justiça e formação de quadrilha, para que a Câmara dos Deputados inicie o processo de autorização para que o STF dê prosseguimento ou não. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria Geral da República. Já sabemos de antemão que a Câmara dos Deputados não autorizará a instauração do processo pelo STF. Há intensa movimentação para que isto não ocorra, através do já conhecido e escancarado “toma lá, dá cá”.

A investigação se refere à formação de quadrilha, que fazem parte dentre eles o ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves. Dos atuais ministros estão sendo apontados como parte do membro da quadrilha o ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil e o ministro Moreira Franco da Secretaria Geral da Presidência da República. O processo que, certamente, será rejeitado, atinge o “núcleo de poder” do Palácio do Planalto.

Fica difícil fazer qualquer comentário sobre uma eventual afastamento do Michel Temer do cargo de presidente da República, em caso de autorização de prosseguimento do inquérito pelo STF. Há um certo “consenso” de que Michel Temer não deva ser afastado do cargo de presidente da República para não atrapalhar o sinal “tímido” de crescimento da economia do País, após longo período de “depressão”, a pior dos últimos 100 anos.

Michel Temer é presidente da República em razão do impeachment da Dilma Rousseff ocorrido em 31 de agosto de 2016. Michel Temer foi eleito vice-presidente na chama encabeçada pela Dilma em 2004, portanto um presidente da República “sem voto”. Desde sua posse no cargo de presidente da República em maio de 2016, Michel Temer vem tentando implementar as reformas estruturantes que o País necessita, entre elas a trabalhista, a tributária e previdenciária. Até este momento, somente a reforma trabalhista foi aprovada.

Há intensa movimentação para a não aprovação da autorização de investigação pelo Palácio do Planalto. O já conhecido “toma lá, dá cá” está mais do que escancarado. Ninguém tem mais “pudor” ou “vergonha” em “comprar” ou “ser comprado”, a troco de favorecimento de “cargos públicos” ou “emendas parlamentares”. O ambiente político no País, virou uma “pouca vergonha”, como diz ditado popular. Os “conchavos” são feitos, não mais no “porão” do Palácio Jaburu, mas nas dependências oficiais dos poderes da República.

O Palácio do Planalto virou uma verdadeira “latrina”, onde todos fazem suas necessidades. Haja papel higiênico para atender tanta caga… !


Ossami Sakamori

bottom of page