Profissionais do Hospital de Irecê recebem doações de máscaras face shield.
top of page

Profissionais do Hospital de Irecê recebem doações de máscaras face shield.


Dar mais segurança aos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em meio à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Esse foi o principal objetivo da Inova Arquitetura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/Campus Irecê e da empresa Mondial ao doarem 124 máscaras face shield (protetores faciais) aos profissionais do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).


A ação da Inova Arquitetura, que doou 60 máscaras para a unidade, foi uma iniciativa dos arquitetos Luciana Dourado, Isabela Dourado e Giovanne Morais, sócios na empresa que passou a produzir as face shields, com o auxílio de uma impressora 3D usada na fabricação de maquetes e protótipos. “Como forma de ajudar os profissionais de saúde, trocamos a função inicial de nossas duas impressoras 3D. Com a falta de equipamentos de proteção individual, cada um deve ver a forma e os recursos disponíveis para colaborar. No nosso caso, ao invés de realizar protótipos e maquetes, nossos aparelhos estão sendo destinados para a confecção dos aros para os protetores faciais. Enquanto tivermos matéria-prima, vamos continuar fazendo”, conta Luciana.


As 26 máscaras doadas pelo IFBA/Campus Irecê ao hospital são resultado da participação do instituto no projeto intitulado “Face Shield for Life 3D”, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo do Estado, que disponibilizou uma impressora 3D para realização das atividades. O grupo gestor do projeto é formado por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC). No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Calazans Cardoso, com a colaboração de outros servidores. Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do Ifba/Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus". “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.


A empresa Mondial doou 38 protetores, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os protetores faciais funcionam como uma barreira física, já que que servem como um escudo na frente do rosto do profissional da Saúde, evitando que gotículas do paciente entrem em contato com a face do profissional. “Em nome do hospital, agradeço à Inova Arquitetura, ao Ifba/Campus Irecê e a Mondial pela doação das máscaras. Principalmente no cenário contemporâneo de pandemia que estamos passando, a face shield é um EPI de grande importância para a proteção dos nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente. É um belo gesto e como dizia Irmã Dulce, ‘Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma’”, destaca Celso Rangel Júnior, líder geral da unidade.


Fonte: Ascom - HRI

 

bottom of page