SEC Bahia vistoria áreas para construção de escola na Matinha;
- Lucas Souza Publicidade

- 2 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

O clima de esperança tomou conta da comunidade do distrito de Matinha, nesta quarta-feira (01/03/2023), com a realização da visita técnica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) para o estudo de viabilidade para construção de uma escola quilombola da rede estadual na localidade. O vereador Silvio Dias (PT), autor do ofício encaminhado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) reivindicando a instalação da unidade de ensino, acompanhou o trabalho do engenheiro da SEC, Marlon Pinheiro.
“Demos mais um importante passo na luta pela construção da Escola Estadual Quilombola da Matinha, nesta quarta-feira (1°), com a visita técnica da Secretaria de Educação do Estado (SEC) para o estudo da área. Essa é uma antiga reivindicação da comunidade e, com certeza, contaremos com o carinho e sensibilidade do nosso governador Jerônimo Rodrigues para a instalação desse importante equipamento em nosso município”, destacou o vereador, defendendo, ainda, a implantação de uma piscina na instituição.
De acordo com o projeto, a escola irá dispor de 12 salas de aula, quadra esportiva coberta, auditório em formato de teatro, refeitório, campo society e pista de atletismo.
“Uma escola completa, dentro do padrão que o governador Rui Costa implantou e o governador Jerônimo Rodrigues está dando continuidade”, ressaltou o engenheiro da SEC, que inspecionou três áreas prováveis para o funcionamento da instituição de ensino.
O morador Guda Moreno, representante da comunidade, conhecido por sua trajetória na história do samba de roda da Matinha, revelou a expectativa dos moradores com a chegada da escola quilombola.
“A comunidade, o Quilombo Matinha dos Pretos, vem lutando por essa escola há muito tempo. Agora a hora chegou, vamos buscar a melhor forma e o melhor local para instalar essa escola e comemorar quando estiver pronta essa tão sonhada escola, que irá nos permitir manter as nossas crianças do quilombo, próximas de nossa cultura”, afirmou.













Comentários