São João pode afetar controle dos casos de Covid-19
top of page

São João pode afetar controle dos casos de Covid-19


Os diversos festejos na capital e interior, aliados a vacinação de reforço abaixo da média, podem contribuir

Por Annandra Lís

O clima frio do inverno e as aglomerações dos festejos juninos podem aumentar a incidência de doenças respiratórias como gripe e Covid-19. Atualmente a Bahia tem 2.615 casos ativos de Covid-19, com taxa de crescimento de 0,16% nos últimos 5 dias e de 0,26% de crescimento em Salvador. O número de pessoas vacinadas com a terceira dose do imunizante contra a Covid também está abaixo de 80%, número considerado seguro pelas autoridades de saúde. Frente ao aumento do número de casos e considerando as aglomerações do São João, a prefeitura de Serra Dourada, no oeste da Bahia, publicou decreto proibindo a realização de festejos durante todo mês de junho no município. A imunologista Vanessa Teixeira reforça a importância da vacinação e dá dicas de como curtir o São João com segurança.

A chegada do mês de junho é motivo de comemoração para os baianos. Mas a baixa nas temperaturas, característica do mês, é um fator para o aumento de casos de doenças respiratórias como gripe e Covid-19. As aglomerações também podem ser motivo de preocupação para as autoridades sanitárias do estado. Como é o caso do município de Serra Dourada, que após registrar, em apenas 8 dias, o aumento de 3 para 57 casos, resolveu proibir os festejos na cidade.

Atualmente a Bahia tem 7% dos leitos de enfermaria adulto reservados à covid ocupados, com 13 pacientes e 33% na enfermaria pediátrica, com 15 pacientes. Nas UTIs reservadas a Covid dos adultos, a taxa de ocupação é de 175 com 32 pacientes e nas UTIs pediátricas a taxa de ocupação é de 74%, com 17 pacientes. A imunologista Vanessa Teixeira alerta para a maior incidência de casos de doenças respiratórias nesta época do ano. “Estamos vivenciando neste período de inverno um aumento importante de casos de doenças respiratórias virais, como é o caso da gripe e do Covid. Nas últimas semanas o aumento da incidência de covid tem sido alertado pelas autoridades, no entanto, podemos notar que as ocorrências são de casos leves, sem impacto ainda no que se refere a internações e óbitos, graças a cobertura vacinal elevada no nosso país, o que vem mudando a realidade desta doença. No entanto, as emergências estão sobrecarregadas por quadros gripais, principalmente de crianças.” declara

A vacinação na Bahia segue um padrão de declínio na procura pela terceira dose. Em todo o estado, 64,61% das crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas com a primeira dose e 35,49% com a segunda dose. Já no público de 12 anos ou mais foram imunizadas 91,10% pessoas com a primeira dose, 83,98% com a segunda dose e apenas 47,50% com a terceira dose ou dose de reforço. Em Salvador, a tendência se repete. O público de 12 anos ou mais tem uma cobertura vacinal de 97% nas primeira e segunda doses e de 68% na terceira dose ou dose de reforço. Para a Dra. Vanessa Teixeira, a vacinação é a melhor aliada para combater casos graves de Covid. A imunologista reforça ainda que cuidados básicos também são necessários para que a população passe pelo período de festas com o menor número de casos possível. “É importante que todos atualizem a sua carteira de vacinação, pois somente a imunização é capaz de proteger os indivíduos de casos graves destas duas doenças. Vale lembrar que neste período estamos vivenciando as festas juninas em várias cidades, produzindo aglomeração e aumentando o risco de transmissão destes vírus. Além da vacina, o uso de máscaras nestes ambientes, além da higienização das mãos continuam sendo a melhor estratégia de prevenção.”

bottom of page