Dilma veta aposentadoria 85/95.
top of page

Dilma veta aposentadoria 85/95.



A presidente Dilma vetou ontem, quarta-feira, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que mudava o cálculo para os trabalhadores obterem a aposentadoria, com a fórmula 85/95.

Segundo release do Palácio do Planalto, Dilma vai editar Medida Provisória, mantendo a fórmula apenas para o ano de 2016, sendo que após 2017, a fórmula passaria para 90/100, com acréscimo de 1 ano a cada ano.

Conceitualmente, até pode ter razão a presidente Dilma, mas deixo de fazer comentários técnicos sobre o tema, uma vez que não sou especialistas sobre cálculos autoriais sobre a previdência social. No entanto, imagino que a assessoria técnica do Senado Federal e da Câmara dos Deputados não tenha feito irracionalidade fiscal. Além de tudo, como a lei aprovada pelo Congresso é infra-constitucional, havendo inviabilidade do sistema 85/95 no futuro, o Congresso Nacional poderia fazer modificações através de mesmo instrumento constitucional. Gritaria do PT não procede.

O que se vê é uma queda de braço entre a presidente Dilma e o Congresso Nacional comandado pelo presidente do Senado Renan Calheiros e pelo presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. A gritaria do Palácio do Planalto de que inviabilizaria o sistema previdenciário na fórmula 85/95 carece de fundamentos, porque em qualquer tempo, se esta fórmula mostrar inviabilidade do sistema previdenciário, poderia o Congresso Nacional votar alteração da fórmula 85/95, passando para outra fórmula que atenda a expectativa da vida dos trabalhadores brasileiros.

Diante do exposto, creio que o Congresso Nacional derrube o veto da presidente Dilma, impondo mais uma derrota ao Palácio do Planalto. Os próximos capítulos serão a briga que não leva a nada à população. Pena que o objeto da disputa das forças estejam recaindo nas costas dos trabalhadores. Mais uma vez, os trabalhadores serão os que perdem com o capricho e arrogância da Dilma na tentativa de colocar a economia brasileiro nos eixos, depois de lambança feito por ela própria, nos 4 anos do seu mandato.

O foto da presidente Dilma, no alto, mostra por si só o cinismo com que trata os assuntos do Estado. Para Dilma esquizofrênica, o assunto do Estado é tudo uma brincadeira de moleque. Visivelmente a doença da Dilma vem trazendo estragos nas contas do Estado, impondo sacrifícios enormes à população que a elegeu.

É chegado a hora de dar basta a isto tudo!

[divider]

Ossami Sakamori

bottom of page