IGUALDADE DE OPORTUNIDADE
top of page

IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

IGUALDADE DE OPORTUNIDADE

O contexto atual brasileiro nos permite indagar sobre a igualdade de oportunidade a todos nascido numa mesma nação. Desde seu descobrimento, a situação real brasileira não favorece a mesma chance a todos os seus cidadãos. Mesmo que nosso povo tenha seu jeito particular de fazer cultura, de ter costumes, de termos regionalismos linguísticos nos quatro cantos do país, na forma de vestir, de viver, na qual cada peculiaridade torna um espaço especial, histórico-cultural construída ao longo de sua evolução como país independente. O Brasil é um país de terceiro mundo, mas poderia ser de primeiro desde que seus recursos fossem utilizados para amenizar as desigualdades sociais com foco na distribuição de renda, se tivesse investimento na Educação, na saúde, em segurança e outros setores que permite que uma sociedade se desenvolva em princípios e valores norteadores de boas condutas na gestão do país.

A igualdade de oportunidade se da quando todo numa sociedade tem possibilidades de acesso aos níveis fundamentais básicos de educação, saúde, segurança e bem estar social, sem discriminação de cor, raça, gênero, classe social, etnia, religião, e qualquer outra forma de denigrir a imagem de uma pessoa.  Vivemos em um país que existem pessoas forçadas a trabalhar ou sem emprego para sobreviver, pessoas que vivem nas ruas, que moram de forma precária, que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, que sejam vítimas de guerra ou conflitos armados, que sofrem de abusos contínuos físicos, emocionais e sexuais, ou que simplesmente estão fora da escola, por qualquer motivo que seja. Onde está a igualdade de oportunidade? Talvez, não sabemos, aonde e quando ela vai ser colocada em ênfase, mas sabemos quem são os responsáveis pela falta dela.

Porém isto é resultado da péssima administração de um país que não visa o bem comum dos cidadãos brasileiros. Mas que visa apenas o lucro e o luxo. É possível que a extrema pobreza e a desigualdade sejam anemizadas, porém há questões fundamentais que ainda precisam ser enfrentadas, como a violência, a prostituição infantil, o trabalho escravo dentre outros, diversos problemas socioculturais que necessitam ser solucionados ou mesmo traçar planos e políticas públicas para encontrar alternativas e maneiras diferentes para resolver as problemáticas do nosso lindo exuberante país.

A igualdade de oportunidade consiste no compromisso de atender as reais necessidades do povo, educação de qualidade, geração de empregos, implementar ideias de segurança, investimento em infraestrutura dentre outros itens importantes para vislumbrar o slogan da bandeira “ordem e progresso”. Do jeito que vai não temos, mas ordem, a insegurança virou rotina, o progresso virou recessão e o Brasil estagnou num mar de descontentamento, inconformidades e incertezas.

A mudança no Brasil implica em fazer alterações na execução de trabalho exigindo redimensionamento de ações capaz de expandir o conhecimento de qualquer pessoa, na qual exercita a reflexão, aumenta à visão de mundo, a capacidade de reflexão, de analise, de tomar decisões e de se portar como pessoa, cidadã e sujeito participante e transformador da sociedade a qual está inserida.

bottom of page