top of page

ISRAEL CONTRA ATACA: Terra, Ar e Mar

Por Josiel Barros


ree

A ofensiva esmagadora de Israel choca o mundo e desperta manifestações contrárias em vários países Logo depois dos ataques terroristas do Hamas, Israel declara guerra em vídeo gravado pelo primeiro ministro de Israel Benjamim Netanyahu. “Estamos em guerra e vamos vencer. O inimigo pagará um preço que nunca conheceu”.


Nos primeiros dias após o ataque tanques de guerra de Israel foram vistos nos arredores da principal cidade do território da Faixa de Gaza confirmando a informação que o exercito de Israel vai mesmo invadir o território Palestino. No quarto dia de operação terrestre de Israel aviões sobrevoaram toda a região e chuva de misseis caiu sobre a cidade de Gaza com 750.000 habitantes.


Essa grande investida em Gaza na noite não tem data para terminar. Israel reforça pedidos para que civis se desloquem do Norte para o Sul em direção ao Egito. A estratégia de guerra adotada por Israel é uma varredura por todo território de Gaza em busca de eliminar os terroristas e resgatar os mais de duzentos reféns sequestrados pelo Hamas, entres eles, idosos e crianças.

Nas primeiras horas do combate Israel alega ter destruído mais 600 alvos vinculados ao terrorismo, entre eles, lançadores de foguetes, depósitos de armas e esconderijos dos terroristas. Apesar desse bombardeiro pesado, muitos palestinos resistem em deixar suas casas. Assustados procuram abrigo em hospitais juntos a milhares de feridos.


Além dos reféns israelitas integrantes dos Hamas segundo fonte de Israel, usam a população palestina de escudo humano, impedindo sua retirada para o sul e usando hospitais como base da sua resistência. Um deles seria o hospital Al-Quds, em Gaza que Israel solicitou a Cruz Vermelha a transferência de todos os pacientes do hospital.


Outro hospital, Hospital o Al-Ahli, teria sido destruído com centenas de vítimas por ataque de míssil fato que chocou o mundo. Disse o vice-ministro da Saúde do Hamas, Youssef Abou Rich: "O edifício de dois andares do departamento de doenças cardíacas foi completamente destruído por um ataque aéreo" condenando Israel pela tragédia humana ali verificada.


Apesar da afirmação do vice-ministro Youssef Abou Rich imputando o ataque a Israel o fato não foi confirmado. Fontes de inteligência dos EUA e também de Israel afirmam que o incidente teria sido provocado por foguete que “falhou” disparado por outro grupo palestino, o Jihad Islâmica atingindo em parte o hospital Al-Ahli.


Como em todas as guerras, essa de Israel e Palestinos duas vítimas veem prioritariamente: os civis inocentes de ambos os lados, que são mortos, desalojados e atacados covardemente e a verdade que é aviltado, manipulada como arma de convencimento contra o inimigo que de tão cruel deva ser extirpado.

Esse conflito milenar ainda está longe de terminar se é que termine um dia. Quando um povo luta por eliminar um outro, fecha todas as portas de negociação de paz.


Posts recentes

Ver tudo
Mulher morre atropelada por moto em Salvador

Acidente fatal ocorreu na noite de domingo (30) quando uma mulher atravessava a rua em Salvador. O condutor da motocicleta e uma amiga da vítima ficaram feridas no incidente.

 
 
 

Comentários


bottom of page