Polícia Civil apura escândalo do pix no Brasil Urgente da Bahia
top of page

Polícia Civil apura escândalo do pix no Brasil Urgente da Bahia


Pelo menos uma denúncia foi registrada na Polícia Civil da Bahia sobre um suposto "golpe do pix" envolvendo o programa Brasil Urgente da Bahia . De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, a apuração segue a mesma linha do "escândalo do pix" registrado na TV Record Bahia e que culminou com o afastamento de jornalistas da equipe do programa Balanço Geral.

Segundo os denunciantes, eram requisitadas doações no jornal vespertino da Band Bahia, porém os recursos não eram repassados às pessoas a que se destinavam os valores transferidos por espectadores. Pelo menos duas das supostas vítimas já teriam prestado depoimento à polícia, de acordo com relato de uma das partes já ouvidas.

"Há um inquérito para investigação sobre fraude em relação às campanhas solidárias no programa. A cliente afirma que não recebeu as doações devidas. Não houve a contraprestação sobre o que foi arrecadado. Não houve transparência", indicou o advogado de uma das denunciantes, que preferiu não ser identificado. Conforme o relato da suposta vítima, após reclamação à produção do programa foram entregues cinco cestas básicas, doadas por uma empresa privada e que não teriam relação com o pedido de doações feito na transmissão.


No entanto, não há informações adicionais sobre eventuais beneficiários do suposto esquema e sobre apurações internas da emissora.

CASO RECORD BAHIA

O "Escândalo do Pix", apura possíveis fraudes que teriam ocorrido por meio de arrecadação de doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, em campanhas divulgadas na Record TV Itapoan, durante o programa Balanço Geral.


Citados no esquema, o jornalista e o editor-chefe foram demitidos da emissora.

Os envolvidos teriam desviado cerca de R$ 800 mil destinados a pessoas carentes que fizeram apelos no programa. O repórter e o produtor foram citados em depoimentos de supostas vítimas. Um dos relatos aponta que o jornalista teria intermediado para colocar o PIX, que seria de um rifeiro famoso, no gerador de caracteres da tela do programa Balanço Geral.


Em conversa com o Bahia Notícias, o advogado do jornalista negou o envolvimento do seu cliente no caso.


De acordo com a Polícia Civil, dois jornalistas são investigados e cerca de 20 pessoas, que se apresentam como vítimas e funcionários da TV Itapoan, já foram ouvidas sobre o caso.

bottom of page