top of page

PRF, ICMBIO e Inema realizam combate a caça ilegal na Bahia


Proibida no país desde a década de 60, a atividade ilegal já reduziu a população de várias espécies de animais elevando o risco de desequilíbrio ambiental

A PRF, o ICMBIO e Inema promoveram ações para averiguação de ocorrências de caça ilegal, na região de Curaçá, no Norte baiano a 587 km de Salvador.

Na oportunidade, os policiais identificaram, em uma propriedade privada, a presença de armamentos com numerações suprimidas/ausentes. As armas, uma calibre 12 e outra calibre 28, foram entregues espontaneamente pelo dono, que afirmou utilizá-las para proteção do domicílio e que já possuía os armamentos há bastante tempo.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Porte ou posse de arma de fogo de uso restrito. Dessa forma, a equipe encaminhou o indivíduo (ileso e sem uso de algemas), as armas e as munições para delegacia de Polícia Civil de Juazeiro para adoção dos procedimentos cabíveis.

A PRF é atuante no combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente. Destacam-se no contexto do estado baiano, as ações relacionadas ao tráfico de animais silvestres tanto pelo fato da Bahia apresentar uma grande diversidade da fauna brasileira como pelo fato do estado ser a principal rota entre a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.

As ações da PRF em conjunto com órgãos ambientais têm sido eficazes no combate à caça ilegal e na proteção da fauna brasileira. No entanto, é importante lembrar que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos, e que é preciso conscientizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade e das espécies ameaçadas de extinção.

Fonte: Nucom / PRF/BA

bottom of page