SEMANA SANTA
top of page

SEMANA SANTA

SEMANA SANTA

Esta data revela a passagem de um grande homem na Terra, Jesus Cristo filho de Deus Pai. A semana santa inicia no Domingos de ramos, quando Jesus entra na cidade de Jerusalém, e os povos segurando ramos para receber a bênçãos de um ser iluminado como símbolo de fé e esperança em tempos tão obscuros. Este é um tempo em que devemos pensar sobre nossas mazelas, de se colocar no lugar do outro e vivenciar suas lágrimas, alegrias, dores e angustias. Esses dias nos tornam reflexivos quanto a nossa ganância de viver para o capitalismo, para o luxo, desobediência e ingratidão.

Na segunda-feira santa Jesus como qualquer ser humano tem amigo. Ele descansa na casa de Lazaro, quando Maria pegou um vaso de nardo um perfume de ótima qualidade e lavou os pés de Jesus enxugou com seu cabelo em prova de seu amor e fé cristã. Com esse gesto Maria mostra sua humildade e como serva do Senhor ungiu seu corpo antes mesmo da sepultura Palavra do próprio Jesus ao defender Maria das críticas de Judas Escariotes.

Na terça feira santa Jesus anuncia sua morte e causa um momento de grande tristeza entre os discípulos. O mestre muito amado prever a própria morte e aponta quem o irá trair, neste momento Judas se afasta do grupo para negociar a entrega de seu mestre com os romanos. Não sejamos como Judas, que por 30 moedas de prata entrega seu mestre para o precipício.  Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)

A quarta-feira santa é considerada a quarta feira de trevas, por que Judas cumpriu o que havia escrito. Ele recebeu trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. (MT 26,14-25). Assim, com um beijo na face Judas entrega Jesus aos romanos e passa a noite sendo interrogado pelos chefes dos sacerdotes. Nesta hora, Jesus sofreu toda pressão psicológica que qualquer ser humano enlouquecia, mas ele se manteve sereno diante das infâmias que lhe eram impostas.

Na quinta feira santa Jesus num ato de amor oferece um banquete aos seus discípulos, com gestos de humildade lava os pés de seus discípulos como exemplo para a humanidade. Depois Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Seguindo para o monte Getsêmani com Pedro, Tiago e João que dormiram enquanto Jesus sofria as agonias da sua morte.

Na sexta-feira santa Jesus foi julgado, acoitado e crucificado com uma coroa de espinhos na cabeça. Foi obrigado a carregar sua cruz até o calvário e colocado entre dois ladrões ao meio dia. Às 15 horas faleceu e o mundo escureceu. Após a morte de Jesus, seu corpo foi retirado da cruz por José de Arimateia  com a ajuda de Nicodemos e enterrado num túmulo escavado na rocha. De acordo com os evangelhos, Jesus então voltou da morte dois dias depois, ou seja, no domingo.

No domingo de páscoa ou domingo da ressurreição, dia em que Jesus venceu a morte com a vida devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em proclamação ao Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, da mesma forma devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de sua paixão e ressurreição. Esse dia foi um dia de grande milagre, é o dia da celebração da vida, do amor e a misericórdia de Deus.

Portanto, viver a páscoa é renovar os votos fé e confiança em Nosso Deus, é varrer dos nossos corações de nossas vidas o preconceito, as injustiças, os medos, as tristezas, as mágoas, as perdas e todo tipo de males que nos impede de amar e viver o amor de Pai eterno.

bottom of page