Sindicato dos Servidores Públicos de João Dourado Cobra Posicionamento da Gestão Municipal diante da Tributação da Verba Indenizatória dos Precatórios do FUNDEF
top of page

Sindicato dos Servidores Públicos de João Dourado Cobra Posicionamento da Gestão Municipal diante da Tributação da Verba Indenizatória dos Precatórios do FUNDEF



O Sindicato dos Servidores Públicos de João Dourado está cobrando um posicionamento da Gestão Municipal em relação à tributação da verba indenizatória dos precatórios do FUNDEF. Em 2022, profissionais do magistério público que estiveram em atividade entre 1997 e 2002 receberam um abono de caráter indenizatório relacionado aos precatórios do FUNDEF. Entretanto, a Gestão Municipal deduziu uma parcela referente ao Imposto de Renda nos valores repassados aos beneficiários.



Segundo a Lei Municipal 643/2022, que regulamenta o pagamento do abono do precatório judicial, os valores devidos aos profissionais do magistério da educação básica têm caráter indenizatório e são vedadas a sua incorporação na remuneração, aposentadoria ou pensão. Ou seja, de acordo com essa legislação, a verba indenizatória não pode ser incorporada à remuneração dos servidores, o que reforça sua natureza não remuneratória e, consequentemente, não sujeita ao imposto de renda.

Conforme a legislação fiscal vigente, valores indenizatórios não estão sujeitos ao desconto do imposto de renda, devido à sua natureza indenizatória, destinada a compensar perdas ou danos.



Considerando a abertura de prazo pela Receita Federal para a Declaração de Imposto de Renda, o sindicato cobrou do Poder Público de João Dourado a correção na DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) que está sendo disponibilizada aos servidores que receberam o abono indenizatório.

É importante ressaltar que, para garantir a correta aplicação das normas tributárias, os servidores podem consultar um contador ou especialista em direito tributário. Além disso, a recomendação do sindicato é que, até que haja uma resposta diante da reivindicação, nenhum servidor público beneficiado com o abono indenizatório dos precatórios do FUNDEF faça a declaração.


Este posicionamento visa assegurar os direitos dos servidores públicos e garantir a justiça tributária diante da tributação da verba indenizatória dos precatórios do FUNDEF em João Dourado.



 

Bahia Informa

O site que mais cresce na Bahia.

bottom of page