Socorro: Corra para o hospital. O dedo foi decepado
top of page

Socorro: Corra para o hospital. O dedo foi decepado

Josiel Barros




Foi isso que ouvir de um amigo. Um acidente em uma máquina o dedo foi decepado e logo alguém falou: - Tome o dedo, coloque-o num recipiente e corra para o hospital talvez ainda há jeito. E foi isso que ele fez. O tempo era fator determinante, entre outros tantos fatores que separavam o acidentado do possível milagre. Ouviu o médico dizer: Foi questão de minutos senão perderia o dedo e nada se podia fazer. Mas, felizmente ele conseguiu reimplantar o dedo e, depois de algum tempo voltou a ficar tudo bem.


Essa história também foi contada pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12:27 “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo”. Por todo esse capítulo o apóstolo vai revelando essa nossa ligação na formação da igreja, como corpo de Cristo.

Um corpo com muitos membros cuja cabeça é o Senhor e que deve viver em comunhão uns com os outros, quer através de relacionamentos em pequenos grupos, células ou outros meios, e especialmente no ato de congregar.


Os cultos de uma Comunidade Evangélica são ricos de ensinamentos, exortação e comunhão. Ficar fora deste contexto é prejuízo irreparável e pecado contra Deus.

Pecado porque excluir da vida cristã a maior das preocupações de Jesus: A falta de comunhão. “Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. João 17:21 Essa é uma parte da longa oração de Jesus aos seus discípulos por todo capítulo 17.

Jesus nunca ensinou ou aceitou que seus discípulos fizessem carreira solo. “Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”.Lucas 24:49 E eles ficaram unidos em oração em Jerusalém. E, enquanto eles estavam no cenáculo em unidade, receberam o poder do Espírito Santo. “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. Atos 2:1


E esse pequeno grupo de irmãos permaneceu unido e a igreja cresceu poderosamente na graça e no conhecimento do Senhor.


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 2:42,43

Definitivamente ficar sem congregar ou deixar a comunhão da igreja não é opção cristã. O escritor da carta aos Hebreus no capítulo 10:25 nos alerta também quanto a isto: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.


Os desigrejados pecam ao deixar a comunidade e se expõem ao risco de morrerem na fé por ausência das ministrações, da oração e pela falta de comunhão.


O exemplo do dedo acidentado do amigo serve muito para essa reflexão. Se ele não tivesse corrido rapidamente para reimplantá-lo no corpo, certamente o dedo morreria. O corpo, por certo sofreria um muito, mas sobreviveria àquele acidente.


Se essa é a sua situação aconselho a encontrar uma comunidade, entre tantas, que seja amigável e acolhedora pra você e sua família. Viver a vida cristã com vídeos de Youtube ou Instagram é viver na maior pobreza espiritual. Congregue e se exponha ao discipulado cristão pois você é igreja e faz parte de um corpo que é o do Cristo.

bottom of page